Sara Barros Leitão

direcção artística

 

Sara Barros Leitão nasceu no Porto, em 1990. Formou‐se em Interpretação pela Academia Contemporânea do Espetáculo, iniciou a licenciatura de Estudos Clássicos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e iniciou o Mestrado Estudos sobre as Mulheres – Género, Cidadania e Desenvolvimento, na Universidade Aberta. Não concluiu nenhum.

É atriz, encenadora e dramaturga e trabalha regularmente em televisão, cinema e teatro.

Nos últimos anos tem trabalhado frequentemente como atriz nos Teatro Nacional São João, Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII), com encenadores como Nuno Carinhas ou Tiago Rodrigues.

Como encenadora e criadora, destacam‐se as encenações dos concertos Trilogia das Barcas (2018), de Gil Vicente, e Rei Lear (2019) de William Shakespeare, coproduzidos pelo CCB e Toy Ensemble; as criações Teoria das Três Idades (2018), coproduzida pelo Teatro Experimental do Porto e Teatro Municipal do Porto, eleito um dos espetáculos do ano pelo Jornal Público, Todos Os Dias Me Sujo De Coisas Eternas (2019), a partir de um trabalho de investigação sobre a toponímia portuense, apresentado no projecto Cultura em Expansão, e Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa (2020), eleito um dos espetáculos do ano pelo Jornal Público, Melhor Espetáculo da Cidade de Lisboa pela revista Time Out, nomeado para Melhor Espetáculo nos Globos de Ouro 2022 e nomeado Melhor Texto Português Representado nos Prémios SPA – Sociedade Portuguesa de Autores.

Foi a vencedora da primeira edição do Prémio Revelação do TNDMII/AGEAS.

Foi diretora artística convidada do Teatro Oficina. Em 2020, fundou a estrutura artística Cassandra, que dirige, para desenvolver os seus projetos.

Susana Ferreira

direcção de produção

 

Porto, 1992. Licenciou-se em Tecnologia da Comunicação Audiovisual pela Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto. Fez uma Pós-Graduação em Branding e Content Marketing da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa e uma Pós-Graduação em Gestão na Católica Porto Business School. Frequentou o curso de Formação Teatral da Academia Contemporânea do Espectáculo e o Curso Livre de Teatro da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo. 

Trabalhou como assistente de produção em cinema, telenovelas e produtoras de audiovisual e trabalhou no apoio à gestão de carreiras de uma agência de actores.  

Actualmente encontra-se a trabalhar em produção na estrutura artística Cassandra, com direcção artística da actriz e criadora Sara Barros Leitão.

Mariana Dixe

comunicação e produção

 

Nasceu no Porto, em maio de 1996. Formou-se no Curso Profissional de Interpretação do Balleteatro, entre 2011 e 2014, e na Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho, em Guimarães, entre 2014 e 2017. Estudou teatro para ser atriz, porque se dizia que assim poderia ser muitas coisas. Cumpriu o cliché sem nunca ter de pisar o palco.

Encontrou os bastidores quando fez o registo documental do espetáculo Segredo de Simónides - Coleção de Coleccionadores, de Raquel André. Entre 2017 e 2020, tornou-se produtora, integrando a equipa da mala voadora e, desde então, tem-no sido várias vezes, junto, por exemplo, do Vaudeville Rendez-Vous, do coletivo Parlamento Elefante, das Causas Comuns (em projetos de Cucha Carvalheiro, Beatriz Batarda e Sara Carinhas) e do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI).

No trabalho de produção, foi descobrindo um interesse crescente pelas áreas da comunicação e assessoria de imprensa. Em 2021, assumiu essa função no Balleteatro e, mais tarde, com o espetáculo Efeito Berbereta, de Inês Marques e Joana Brito Silva.

Em 2022, escreveu o texto Em 2017, disse à Lígia Soares que a amava. que consta do livro Encontro de Novas Dramaturgias (Coletivo 84 - 5ª edição do Festival END) e Obrigada por terem vindo, editado pela companhia Lendias d’Encantar, na coleção Nova Dramaturgia Portuguesa.

Marta Ramos

design gráfico

 

Nasceu no Porto, em 1990. Mestre em design gráfico pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos. Em paralelo com a formação académica, frequenta aulas e workshops nas áreas do desenho, da impressão, da dança e da música. Entre 2014 e 2016 integra o Studio Dobra (Porto) e no ano seguinte, conclui o Curso de Especialização Pós-Graduada em Performance na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no qual aprofunda a sua investigação sobre as possibilidades de transferência entre as disciplinas do desenho e da performance. Este tema de investigação motiva a sua deslocação para Lisboa para a realização do Programa Avançado de Criação em Artes Performativas (Forum Dança) em 2018 e, desde então, conjuga a prática do design com as práticas de criação, co-criação e interpretação nas áreas da dança, da performance e da música.

Joana Sousa

interpretação em Língua Gestual Portuguesa

 

Nasceu em Leiria, em 1978. Formou-se na Licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa pela Escola Superior de Educação de Setúbal e no Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos, pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. É docente na Licenciatura de LGP, na Escola Superior de Educação de Coimbra. Presta serviços de interpretação em diferentes âmbitos. É sócia fundadora da ANAPI-LG. Trabalha frequentemente com a Cassandra, integrando o elenco de intérpretes LGP dos espetáculos e colaborando como intérprete nas sessões das Heróides.