Feminism Is For Everybody, bell hooks
Mais do que um livro, esta é uma recomendação de uma autora: bell hooks. bell hooks é uma das grandes autoras do feminismo negro e interseccional contemporâneo, juntamente com Kimberlé Crenshaw que cunhou o termo "interseccional" (mas que só tem artigos académicos publicados e por isso não fará parte das recomendações). Este livro é o mais simples e rápido de ler da autora e aborda de uma forma muito clara a maneira como o feminismo interage com outros sistemas de poder / opressão, mas também como articular o feminismo com as nossas perspectivas e actividades quotidianas, nomeadamente com a nossa percepção política do mundo.
Para quem tem dificuldade em ler em inglês, recomendo outros dois textos, que sendo mais complexos, estão disponíveis em português: Não Serei Eu Mulher?: As mulheres negras e o feminismo (tradução Nuno Quintas) e Teoria Feminista: Da margem ao centro (tradução Helena Silveira) ambos da Orfeu Negro.
Todos estes livros se focam, de uma forma ou de outra, nos problemas do feminismo branco e propõem modelo alternativos que permitam perceber e compreender a realidade das mulheres marginalizadas (negras, transgénero, etc).
Sofia Frade
Título: Feminism Is For Everybody
Autora: bell hooks
Editora: Pluto Press
Versão original escrita em inglês
Contribuição: Sofia Frade